top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

VOCÊ SABIA? As paredes das salas de exames de Raios X são isoladas com chumbo. Veja por que.


Você já deve ter percebido que quando vai fazer algum exame de Raios X, o profissional da Clínica o posiciona e depois se esconde atrás de uma parede de chumbo antes de ligar a máquina.


Isso acontece por que os Raios-X (usados em tomografia computadorizada, radiologia convencional e mamografia, dentre outros) são formas de radiação, assim como a luz visível, porém com grande capacidade de penetração, podendo atravessar o corpo humano. Eles podem produzir imagens das estruturas internas do corpo para verificar doenças ou outros problemas.


Mas ao mesmo tempo em que ajuda os médicos a diagnosticar doenças, a radiação pode ser perigosa. Por isso, uma das medidas mais utilizadas e necessárias para a proteção radiológica é a blindagem de sala de Raios X. “Esta proteção radiológica é imprescindível para a segurança de funcionários, pacientes, acompanhantes e qualquer pessoa que precise se expor à radiação em exames em que o diagnóstico por imagem é realizado”, explica a Dra Edna Cristina Padula Castro Prieto.


E é exatamente isso que a Clínica Radiológica de Rio Verde faz ao adotar todas as Normas Reguladoras do setor, garantindo à segurança de seus funcionários e pacientes.

Então, pode ficar tranquilo: A quantidade de radiação recebida quando se tira uma radiografia não é capaz de causar danos a sua saúde.


Já com relação ao profissional que diariamente opera a máquina de Raios X, destaca a médica, ele teria problemas sérios se não se escondesse atrás da parede de chumbo. Graças a sua densidade, o chumbo forma uma espécie de ‘escudo’ para proteger o técnico dos perigos dos Raios X.


Quer saber mais sobre este ou assuntos? É só entrar em contato conosco. https://www.radiologicarv.com/


6.902 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page