O ultrassom morfológico é um exame de ultrassonografia do feto e tem como principal objetivo avaliar a morfologia fetal.
É feito entre 20 e 24 semanas de gestação, e mostra a formação dos principais órgãos do bebê, identificando assim possíveis malformações fetais, que podem ser cerebrais, faciais, esqueléticas, cardíacas, abdominais ou outras.
“Dessa forma é possível identificar, por exemplo, a presença ou não de defeitos orofaciais (como o lábio leporino), hidrocefalia, hérnia diafragmática, polidactilia (mais de cinco dedos em cada extremidade), dentre outras”, explica a Dra Edna Cristina Padula Castro Prietro.
A médica destaca ainda que a diferença básica entre um ultrassom obstétrico simples do ultrassom morfológico é justamente o fato de que neste último avalia-se a formação de todas as estruturas fetais, e no ultrassom obstétrico simples realiza-se a biometria fetal, ou seja, apenas se pesa e mede o bebê avaliando seu crescimento.
Para a realização do ultrassom morfológico não é necessário nenhum preparo especial. “Diferentemente do que se costuma dizer, recomendamos que a mamãe não coma chocolate ou tome café antes do exame para que o bebê não fique muito agitado prejudicando sua perfeita avaliação”, reforça Edna Cristina.
Ainda conforme a médica, o tempo de realização é um pouco maior do que outros exames obstétricos simples, dado a sua complexidade, levando em torno de 30 a 40 minutos. São realizadas fotos (documentação) de todas as estruturas avaliadas, que são entregues juntamente com o laudo para a paciente logo após o término do exame.
Gostou da informação? Saiba mais sobre nossos serviços e equipe acessando https://www.radiologicarv.com
Comments