
Com a chegada do verão, são comuns problemas de saúde como desidratação, diarreia e aumento de peso, ocasionados pela alimentação inadequada. Buscando preservar a saúde e bem-estar dos nossos clientes, a Clínica Radiológica de Rio Verde preparou algumas dicas para você utilizar a alimentação como aliada na prevenção de doenças.
Uma dica é consumir bastante líquido, principalmente sucos naturais e água de coco. Ingerir, em média, dois litros de água por dia. O corpo precisa ser hidratado, principalmente nesta época do ano, quando o calor e a perda de água corporal aumentam.
Também é aconselhável aumentar o consumo de legumes, verduras e frutas. Abusar das saladas cruas, pois são leves, de fácil digestão, refrescantes e saudáveis, ricas em fibras, vitaminas e minerais. E principalmente, evitar preparações e alimentos gordurosos como, por exemplo, fritura, creme de leite, maionese e bacon, entre outros.
Quais os perigos de uma alimentação inadequada?
Infecção intestinal, má digestão, sono prejudicado e desidratação, principalmente. Há também maior risco de contaminação dos alimentos. Deste modo, deve-se ter muito cuidado com sua origem e conservação, mantendo-os sempre que possível refrigerados.
Se escolher um sanduíche, prefira os elaborados à base de carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage) e atum. As carnes magras possibilitam uma digestão mais rápida, evitando o desconforto digestivo.
Cuidado com os alimentos preparados à base de leite, gordura e ovos. Eles necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Não consumir alimentos perecíveis que permaneçam expostos à temperatura ambiente.
Outro problema é o aumento de peso. No verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida para não ganharmos aqueles quilos a mais.
Outras Dicas
– Comer alimentos de todos os tipos, como frutas, legumes, verduras, feijão, cereais integrais, castanhas, ovos, leite e carnes frescas.
– Alimentos in natura ou minimamente processados são sempre a melhor opção.
– Evitar alimentos ultra processados que possuam mais de cinco substâncias ou que contenham substâncias que você não conhece.
– Alimentos ricos em fibras são importantes, principalmente porque regulam o funcionamento do intestino, diminuindo o tempo de contato de substâncias que causam câncer com as paredes intestinais.
Comments