top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

ULTRASSOM TRANSVAGINAL: Você sabe como é feito e para que serve?



O Ultrassom transvaginal ou endovaginal é um exame que permite visualizar de forma mais próxima e com melhor nitidez os órgãos e estruturas pélvicas da mulher, como útero, tubas uterinas, ovários, colo uterino e bexiga.


O ginecologista pode solicitar este exame para prevenção, diagnóstico, acompanhamento de doenças e também durante a gestação. Entre as suas indicações estão:

°Investigação e acompanhamento de endometriose;

°Preparo, avaliação e acompanhamento da localização do DIU (Dispositivo Intrauterino);

°Rastreamento de nódulos e massas pélvicas, como mioma e câncer;

°Esclarecimento de sangramentos anormais e problemas menstruais;

°Investigações e acompanhamento de lesões ovarianas como cistos e nódulos.


Na medicina obstétrica, o ultrassom endovaginal é o primeiro a ser realizado para avaliar as condições iniciais da gestação, descartar gestação ectópica (fora do útero), definir a idade gestacional, número de embriões, caracterizar os batimentos cardíacos, diagnosticar descolamentos e hematomas, etc. Também é utilizado como auxiliar durante o tratamento de fertilização assistida, controle de ovulação e na medida do colo uterino durante toda a gestação para investigar incompetência istmocervical.


O exame é feito com uma sonda (transdutor) que é introduzida na vagina da mulher. Para proteger contra contaminações e infecções, esta sonda é recoberta com um preservativo estéril, é também utilizado um gel para reduzir o desconforto da paciente. É um exame indolor, mas que pode gerar algum desconforto para a mulher devido à manipulação da sonda na cavidade pélvica.


Em geral não é necessário nenhum preparo específico para a sua realização e pode ser feito em todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual ativa, mesmo durante o período menstrual. Não possui contraindicações absolutas e é seguro, não emitindo radiação por se tratar de um exame de ultrassom. Deve, em geral, ser realizado rotineiramente todos os anos, ou conforme indicação médica.


Gostou da informação? Saiba mais sobre nossos serviços e equipe acessando https://www.radiologicarv.com

575 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page