top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

SEU FILHO NÃO CRESCE? Conheça o exame que determina a idade óssea da criança


O Raio-X de Mãos e Punhos para Idade Óssea é um dos exames mais assertivos para determinar se a idade óssea da criança é compatível com sua idade cronológica. Se identificado algum atraso ou adiantamento, o endocrinologista deve investigar o motivo.


Na matéria de hoje, vamos apresentar mais informações sobre a idade óssea, bem como a forma em que a avaliação é realizada e o papel da radiologia no processo. Confira:


Por que fazer a radiografia de mãos e punhos para idade óssea?

Os ossos do esqueleto humano passam por transformações desde a fase inicial de uma criança até a sua vida adulta. Então, diante da necessidade de estimar a idade óssea de um ser humano usa-se a radiografia de mãos e punhos.


A radiografia de mãos e punhos para idade óssea, também conhecida como raio-X da mão, é considerada um dos métodos mais viáveis para essa finalidade, sendo realizada com menor tempo de exposição à radiação e ainda é o recurso que permite observar vários ossos de uma vez, como metacarpos e falanges.

Assim, a radiografia de mãos e punhos para idade óssea é comumente recomendada para avaliar a formação dos ossos nas crianças e, com isso, prever a sua altura quando chegar à fase adulta.


Por que avaliar a idade óssea?

Saber a idade óssea é importante porque a diferença entre a idade fisiológica (a de maturidade do esqueleto) e a idade cronológica é um indicador importante do ponto de vista clínico, uma vez que a partir da análise pode-se descobrir doenças e distúrbios de crescimento.


Como esse exame é realizado?

O exame de radiografia de mãos e punhos para idade óssea é feito em uma das mãos, direita ou esquerda, e em alguns casos pode-se optar pela avaliação bilateral, feito nas duas mãos, contabilizando como dois exames diferentes.

Para esse exame não é necessária preparação prévia como jejum. Contudo, é recomendado que o paciente vista roupas confortáveis, sem botões, e evite usar acessórios como cintos, relógios, pulseiras e colares.


Para a realização desse exame, o técnico de radiologia posiciona o paciente adequadamente na mesa de exames e faz o controle de disparo do raio-X que vai variar conforme as densidades das partes das mãos.


Caso você tenha alguma dúvida sobre o crescimento e a altura de seu filho ou filha, entre em contato conosco. Fone: 64 - 2101-8950 ou 64 - 99208-1280.

6.890 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page