top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

SETEMBRO AMARELO: Psicóloga Miriam Padula destaca importância de ações de prevenção ao suicídio


Convidada pela Clínica Radiológica, Dra. Miriam abordou o assunto, explicando que o maior foco da campanha é conscientizar as pessoas deste problema tão grave e que tantas vidas tem tirado.


“O Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida (CVV) que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Começou em 2015 e busca a conscientização e a prevenção”, explicou a médica.


De acordo com ela, o assunto é bastante complexo. Com a iniciativa, se busca conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. “O Brasil hoje ocupa a 8ª posição no ranking dos países que mais apresentam suicídios. O tema ainda é um verdadeiro tabu na nossa sociedade. Algumas famílias que tiveram algum caso, muitas vezes procuram esconder este fato pois temem ser julgadas de forma maldosa”.


É uma situação que envolve muito sofrimento, muita angústia. “Por isso, é importante chamar a sociedade para conversar sobre o assunto, fazer com que as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas possam saber que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução”, frisa a psicóloga.


Muitas vezes a pessoa não tem como objetivo a morte, mas sim o fim do sofrimento pelo qual está passando e o único jeito que enxerga para isso é através da morte. “Este sofrimento pode ter várias naturezas, como culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo ou humilhação, dentre outras”, diz Dra Miriam.


Mais do que nunca, destaca ela, “precisamos estar atentos ao nosso redor, especialmente entre amigos, familiares e conhecidos, e se notarmos alguém muito triste, extremamente deprimido, precisamos conversar, trazer o assunto à tona e fazer com que essa pessoa saiba que não está sozinha e que existem meios de tratar estas doenças”.


Quer ver mais sobre dicas e orientações de saúde? É só entrar no endereço www.radiologicarv.com.br

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page