Considerado um dos exames mais completos de avaliação cardiológica que existe, a Ressonância Magnética do Coração já pode ser feita novamente na Clínica Radiológica de Rio Verde. Na matéria de hoje, vamos abordar alguns importantes detalhes deste exame.
O que é?
A ressonância do coração é um exame não invasivo como todas as outras formas de ressonância magnética, que utilizam ondas de radiofrequência para mostrar a região cardíaca de forma clara e precisa, fornecendo imagens dinâmicas do coração e tecidos adjacentes.
Este exame permite obter informações relevantes sobre a anatomia cardíaca, composição tecidual, função cardíaca e/ou fluxo sanguíneo. É possível detectar, por exemplo, um possível infarto silencioso em pessoas com diabetes. Permite também avaliar o impacto da hipertensão na função cardíaca, determinar a origem da insuficiência cardíaca ou detectar a causa das arritmias.
Qual a indicação para este exame?
Dentre outras indicações, o exame permite a avaliação morfológica, estrutural e funcional do coração. É muito útil também, por exemplo, nas doenças congênitas do coração, doenças do pericárdio (pele que recobre o coração), na displasia ventricular, nas doenças das válvulas, na doença cardíaca isquêmica, entre outras.
O exame é realizado em fases sem contraste e com contraste (gadolíneo) em casos específicos. Este contraste é injetado em uma veia do braço para tornar claras porções do coração e vasos sanguíneos. O exame é sincronizado com o eletrocardiograma, da mesma forma que na tomografia de coronárias. As imagens são adquiridas sob interrupção da respiração por alguns segundos durante o exame. O tempo de exame varia em torno de 30 e 50 minutos.
Kommentare