top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

“QUANTO ANTES MELHOR” - Este é o tema da CAMPANHA OUTUBRO ROSA para 2020"



Nesta semana começamos no Brasil mais uma campanha Outubro Rosa. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

O anúncio do tema deste ano da campanha foi feito na última segunda-feira, 28 de setembro, pela Sociedade Brasileira de Mastologia. De acordo com a Instituição, a ideia é alertar sobre a importância da prevenção, pois conforme dados oficiais, o diagnóstico precoce aumenta bastante as chances de cura.


Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano.

A DOENÇA


O câncer de mama normalmente é diagnosticado em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.


O diagnóstico precoce aumenta bastante às chances de cura. Um estilo de vida saudável, consultas regulares ao mastologista e a realização de mamografias anualmente a partir dos 40 anos são algumas recomendações.


Atenção: O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença, sendo assim, é fundamental procurar regularmente o médico.

26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page