top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

PROBLEMAS PARA ENGRAVIDAR? Então é bom conhecer o exame de HISTEROSSALPINGOGRAFIA


Os constantes avanços da medicina moderna nos trazem cada vez mais benefícios no que diz respeito à prevenção e diagnóstico. A ampla gama de exames de imagem disponíveis atualmente no mercado permite que a análise dos profissionais seja cada vez mais precisa e acurada.

Exemplo disso é a questão da fertilidade. Se você sente que está difícil de engravidar, o seu médico precisará solicitar alguns exames. Um deles é a Histerossalpingografia, exame capaz de avaliar as condições do útero e principalmente das trompas.

Pensando no assunto, preparamos a matéria de hoje com importantes informações sobre esse exame. Confira!


O que é Histerossalpingografia?

A Histerossalpingografia é uma forma de Raio-X utilizada para visualizar as trompas e a cavidade uterina. Nesse exame, é possível que o médico conheça a forma e a estrutura do útero e saber se existe qualquer malformação ou cicatriz uterina que possa atrapalhar a aderência do óvulo fecundado.

Ele também permite verificar se as trompas estão bloqueadas, dificultando o caminho que o óvulo deve percorrer desde o ovário até o alojamento no útero e ainda serve para investigar repetidos abortos, uma vez que eles podem ser resultados de problemas uterinos. Além disso, a Histerossalpingografia auxilia a diagnosticar outros problemas ginecológicos, como pólipos e miomas.


Como funciona o exame

Geralmente, órgãos como o útero são difíceis de visualizar em uma imagem de Raio-X comum, porém, na Histerossalpingografia, é inserido um contraste na cavidade do útero e nas trompas.

O contraste vai mapeando os órgãos enquanto percorre o sistema reprodutor feminino. Dessa maneira, o médico consegue observar a anatomia do útero e a morfologia das trompas e, assim, diagnosticar prováveis inconformidades dessas estruturas.

O procedimento dura aproximadamente 30 minutos. No começo do exame, pode acontecer de a paciente sentir uma leve cólica, mas esse desconforto vai embora em poucos minutos.


Vantagens

Apesar de o nome poder assustar um pouco, a Histerossalpingografia é um exame simples e rápido, trazendo uma série de benefícios, como se pode ver a seguir:

• É um exame pouco invasivo e traz mínimas possibilidades de complicações;

• O resultado do exame também ajuda no diagnóstico de doenças uterinas, como miomas e pólipos;

• O procedimento pode, em algumas ocasiões, aumentar as taxas de gravidez espontâneas;

• Nenhum resíduo do contraste fica no organismo da paciente após a realização da Histerossalpingografia.


Gostou da informação? Caso tenha alguma dúvida ou precise de outro serviço, basta entrar em contato pelos fones 64 - 2101-8950 ou 99208-1280.

270 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page