top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

OBESIDADE INFANTIL: Uma importante reflexão para os pais neste Dia das Crianças


Que pai ou mãe que não quer ver seu filho pulando, correndo e abrindo ‘aquele sorrisão’ em um abraço bem apertado? Esse, com certeza é o melhor presente que a gente que tem filhos pode ter.


Mas para isso é fundamental que os pais acompanhem a evolução física e a saúde deles desde bem pequenininhos. São vários aspectos que devem ser observados, mas na matéria de hoje vamos abordar a obesidade infantil.


Dados de 2018 do Ministério da Saúde mostram que a obesidade infantil no Brasil vem crescendo nestes últimos anos. E se o excesso de peso já é um problema quando se trata de adultos, em relação às crianças ele é ainda mais perigoso, pois é justamente nos primeiros anos de vida que é mais importante se alimentar bem para crescer de forma saudável.


A obesidade pode causar doenças como câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares e diabete, dentre outras.


O grande problema é que muitas vezes os pequenos são responsabilizados pelo aumento de peso, quando na verdade quem deve cuidar da sua dieta são os pais ou responsáveis.


E o primeiro passo, recomenda a Dra Edna Cristina, é que, caso você perceba que seu filho está acima do peso normal para sua idade, procure a ajuda médica.


“O mais aconselhado nesta situação é procurar um pediatra, que certamente encaminhará a criança para um endocrinologista. A partir daí, o médico poderá solicitar alguns exames, como o DEXA, para a análise da massa de gordura”, explica a médica.


O DEXA, ressalta Dra Edna, faz a avaliação da composição corporal pela densitometria, a qual permite a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra.


Ainda conforme a médica, a Clínica Radiológica também faz o Ultrassom do Abdome, para conferir o fígado, rins, o pâncreas, ver se não tem pedrinhas na vesícula da criança.


“Isto posto, nós, aqui da Clínica Radiológica de Rio Verde, desejamos a todas as crianças da nossa cidade e de Goiás um maravilhoso Dia das Crianças, com muita saúde, paz e felicidade“!


OBS: Sempre lembrando que as informações postadas nesta matéria buscam orientar e não substituir a consulta médica. Qualquer dúvida entre em contato ou agende uma consulta pelos fones (64) 2101-8950 ou 99208-1280.

94 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page