top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

NOVEMBRO AZUL: Começa nesta sexta-feira a campanha de prevenção do câncer de próstata


Com a chegada do mês de novembro, as atenções se voltam para o câncer de próstata. O câncer de próstata é importante causa de morbidade e mortalidade no mundo todo, representando a segunda neoplasia mais frequente entre os homens no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos da doença no Brasil.


Atenta a evolução dos métodos e equipamentos clínicos, a Clínica Radiológica de Rio Verde está preparada para a realização de exames específicos de prevenção ao câncer de próstata. Dentre eles, o exame de Ressonância Magnética Multiparamétrica. “O RM-MP é o mais completo que existe na atualidade”, destaca o Dr Daniel Nogueira Lacativa Lourenço.


Segundo ele, a Ressonância Multiparamétrica é uma técnica recente, que veio para complementar o trabalho dos urologistas na detecção do câncer de próstata. “Ela é indicada quando não há uma concordância entre o PSA e o toque retal, ou seja, quando um exame dá suspeita da doença e outro não. Com a RM-MP a gente aumenta a sensibilidade e a especificidade da detecção do câncer”.


A Ressonância Multiparamétrica também é indicada quando os dois exames dão positivo, mas a Biopsia não confirma esta hipótese. Daí ela é feita para ver qual a área de maior suspeição para tirar todas as dúvidas.


O exame é um pouco mais demorado do que outros, girando em torno de 40 e 45 minutos. Isso, segundo o Dr Daniel Nogueira, em função da sua complexidade. “É como se fizéssemos três ressonâncias juntas”, diz o médico.


O RM-MP permite não somente a localização e avaliação anatômica e de nódulos suspeitos, mas também avalia invasão local e o comprometimento de estruturas regionais e a distância, abrangendo as principais cadeias linfonodais e permitindo o estadiamento local de forma mais eficaz do que outros métodos.


Preparo para o exame

Antes do exame, a pessoa deve tomar alguns cuidados básicos, como ficar em jejum no mínimo quatro horas, se abster de atividade sexual por 72 horas e esvaziar a bexiga uma hora antes do exame. “Conforme o caso, recomendamos também o uso do medicamento Buscopan para diminuir a peristalse intestinal”, pontua o Dr Daniel.


O que é?

O câncer de próstata se inicia quando algumas células da próstata começam crescer fora de controle, adquirem funções diferentes das outras células da glândula, invadem órgãos vizinhos e adquirem a capacidade de se espalhar para outros órgãos distantes, alterando o funcionamento normal destes órgãos.


Principais fatores de risco:

Histórico familiar (parentes de primeiro grau, pai ou irmãos com câncer de próstata aumentam de 2 a 10 X a chance de ter o câncer)

Idade acima de 50 anos (¾ dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos)

Raça (maior incidência na raça negra)

Obesidade

• Dieta rica em gordura e carne vermelha


Prevenção

Para a prevenção do câncer de próstata é importante hábitos de vida saudável, como diminuição do stress, atividade física, diminuição da ingestão de gordura animal e combate a obesidade. “Devemos incentivar também a realização dos exames anuais, uma vez que se trata de uma doença com altos índices de cura quando diagnosticada precocemente”, conclui o Dr Daniel.


Saiba mais sobre nossos exames, serviços, equipamentos, equipe médica e novidades no endereço www.radiologicarv.com.

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page