Buscar
  • siteradiologicarv

NOVEMBRO AZUL: Começa a Campanha 2020 de Prevenção ao Câncer de Próstata


Prevenção sempre é fundamental. Por isso, a Clínica Radiológica de Rio Verde aproveita as celebrações do mês de novembro para divulgar informações baseadas nas melhores evidências científicas e promover a saúde do homem de forma consciente e equilibrada.


Ainda mais quando o assunto é câncer de próstata. Dados do Instituto Nacional de Câncer revelam que este tipo de câncer no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. Conforme o Instituto, um em cada 6 homens é alvo da doença e 9 em cada 10 homens diagnosticados tem mais de 55 anos.


Atenta a evolução dos métodos e equipamentos clínicos, a Clínica Radiológica de Rio Verde está preparada para a realização de exames específicos de prevenção a doença. Dentre eles, o de Ressonância Magnética Multiparamétrica. “Além de auxiliar na detecção, localização e avaliação dos nódulos prostáticos, ele avalia ainda a anatomia prostática”, explica o Dr. Daniel Nogueira Lacativa Lourenço.


O exame, destaca ele, é indicado para pacientes em que não apresenta relação entre o PSA (antígeno prostático especifico) e o toque retal, ou com alteração de PSA com toque alterado e biopsia normal. É realizado mediante pedido médico.


Para realizar o exame, conforme o Dr. Daniel, o paciente deita em uma maca (cama) ficando imóvel por alguns minutos, enquanto o aparelho vai fazendo a leitura e as imagens. Antes do exame, a pessoa deve tomar alguns cuidados básicos, como ficar em jejum por cerca de seis horas.


O que é?

O câncer de próstata se inicia quando algumas células da próstata começam crescer fora de controle, adquirem funções diferentes das outras células da glândula, invadem órgãos vizinhos e adquirem a capacidade de se espalhar para outros órgãos distantes, alterando o funcionamento normal destes órgãos.

Principais fatores de risco:

Histórico familiar (parentes de primeiro grau, pai ou irmãos com câncer de próstata aumentam de 2 a 10 X a chance de ter o câncer)

Idade acima de 50 anos (¾ dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos)

Raça (maior incidência na raça negra)

Obesidade

Dieta rica em gordura e carne vermelha.

Prevenção:

Para a prevenção do câncer de próstata é importante hábitos de vida saudáveis, como diminuição do stress, atividade física, diminuição da ingestão de gordura animal e combate a obesidade. “Devemos incentivar também a realização dos exames anuais, uma vez que se trata de uma doença com altos índices de cura quando diagnosticada precocemente”, conclui o Dr. Daniel.

COMUNICADO:

A Clínica Radiológica de Rio Verde comunica que neste mês de novembro, tanto os exames de Mamografia como a Ressonância Magnética Multiparamétrica da Próstata estão com valores mais acessíveis para os pacientes. Para conferir, é só ligar no fone (64) 2101–8950.

7 visualizações

©  2018  Clínica Radiológica Rio Verde

  • mailB
  • White Facebook Icon
assinatura branca pqn.png