top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

Gestação Mais Segura: A relevância do Ultrassom no Pré-Natal


A gestação é um período longo e com certeza com várias emoções. Mas sabemos que a maioria das angústias diminui no dia tão esperado, quando é feito o exame de ultrassom. Pensando nisso, resolvemos explicar os principais exames ultrassonográficos que devem ser realizados no período do pré-natal. O primeiro ultrassom é feito pela via vaginal e deve ser realizado a partir da 7° semana de gestação para avaliarmos se o embrião está dentro do útero e se tem viabilidades (o famoso batimento cardíaco).


O segundo exame deve ser realizado entre a 11ª e 14ª semanas, sendo que este exame avaliará toda a formação inicial do feto com a avaliação da translucência nucal. O objetivo é fazer a primeira triagem das principais doenças cromossômicas, sendo a principal delas a Síndrome de Down.


O terceiro exame dever ser realizado entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação. É o famoso Ultrassom Morfológico, que avalia adequadamente a morfologia, ou seja, a formação dos principais órgãos do feto. É realizado nesta data pela melhor visibilidade do feto. O morfológico pode ser realizado em outras fases, mas não tem a mesma eficiência quando realizamos no período entre 20 a 24 semanas.


Dos exames obrigatórios preconizados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), ainda falta um último ultrassom, que deve ser realizado no terceiro trimestre, não tendo data específica entre 28 semanas e final da gestação. Este exame tem a finalidade de avaliar o crescimento e a vitalidade do feto.


Vale ressaltar que, durante a gestação podem ser realizados outros exames, a depender da indicação e da necessidade avaliada pelo obstetra responsável pelo acompanhamento do pré-natal. O mais importante é seguir a rotina e as orientações médicas de acordo com o pré-natal, visando que cada gestante tenha segurança e tranquilidade durante essa jornada.


Colaboração: Dra. Juliana de Castro Schiaveto Martins Neto - Ginecologia e Obstetrícia; Ultrassonografia em Ginecologia e Medicina Fetal.

 

39 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page