top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

Densitometria DEXA: Conheça mais sobre este exame oferecido pela Clínica


Uma das grandes preocupações das pessoas ultimamente é com relação ao peso corporal. Isso se justifica em função dos graves problemas que o excesso de peso pode causar à nossa saúde.


Atenta a esta necessidade da população, a Clínica Radiológica de Rio Verde está preparada e equipada para realizar o exame de composição corporal DEXA, considerado padrão ouro na quantificação da gordura, massa magra e óssea.


Este exame é utilizado em acompanhamentos de programas nutricionais, para avaliar o desempenho físico de atletas amadores e de alta performance e nas reabilitações clínicas e cirúrgicas. É também o método mais preciso para diagnosticar a osteoporose.


A utilização do método de densitometria por dupla emissão de raios-X (DEXA) na avaliação da composição corporal permite a medida tanto da massa óssea, quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra.


Existem inúmeras aplicações clínicas do estudo da composição corporal, particularmente na Medicina Esportiva, Obesidade, Anorexia, reabilitação motora de doenças neuromusculares e em avaliações nutricionais. Outras aplicações incluem a monitorização das alterações de massa magra e de gordura, esperadas nos pacientes em uso de hormônio de crescimento, corticosteroides, esteroides sexuais e nos transplantados em uso de imunossupressores.


Uma vantagem adicional da Densitometria por DEXA é a determinação da composição regional, permitindo o estudo particularizado de braços, pernas, tronco e abdômen. A adiposidade abdominal, que está relacionada à resistência insulínica, dislipidemia e hipertensão arterial representa um risco adicional para doença cardiovascular e diabetes.


O exame tem duração de 10-15 minutos e apesar de não-invasivo, requer um pequeno preparo por parte do paciente, que deve estar em um jejum alimentar de 4 horas, não podendo também ter consumido café ou realizado atividades físicas nesse mesmo período, caso contrário os resultados podem apresentar alterações. A radiação emitida pela máquina durante o exame é extremamente baixa, semelhante à radiação ambiental que recebemos num dia de sol, podendo ser repetido quantas vezes for necessário.


PRINCIPAIS INDICAÇÕES CLÍNICAS


• Acompanhamento nutricional de cirurgias bariátricas

• Medicina Esportiva

• Obesidade

• Reabilitação motora

• Avaliações Nutricionais

• Anorexia

• Geriatria


Gostou da informação? Conheça todos os serviços, equipamentos, equipe médica e novidades da Clínica no endereço www.radiologicarv.com.br

25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page