top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

CÂNCER DE MAMA: Conheça mais sobre a Mamografia e outros exames para detectar a doença


Nesta semana se encerra a Campanha OUTUBRO ROSA 2020. Por isso, na matéria de hoje, além de reforçar a importância da prevenção, vamos falar sobre autoexame, mamografia e outros exames que podem ser feitos para detectar a doença.


Autoexame

Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo. Aproximadamente 80% dos casos são descobertos pelas próprias mulheres, por isso é fundamental saber como fazer o autoexame de mama e transformar esse cuidado em um hábito na sua vida.


Mamografia

O exame mais utilizado para identificar o câncer de mama ainda numa fase inicial é a mamografia, que consiste em um RAIO-X que permite observar se existem lesões nos tecidos da mama antes mesmo da mulher apresentar algum sintoma de câncer, como por exemplo, dor na mama ou liberação de líquido pelo mamilo.


· Exame de sangue

O exame de sangue é útil no diagnóstico do câncer de mama, pois normalmente quando há algum processo cancerígeno, algumas proteínas específicas têm sua concentração aumentada no sangue, como por exemplo, o CA125, CA 19.9, CEA, MCA, AFP, CA 27.29 ou o CA 15.3.


· Ultrassom da mama

O ultrassom da mama é um exame frequentemente feito depois de a mulher fazer uma mamografia e do resultado ter apresentado alguma alteração.


· Ressonância magnética

A ressonância magnética é um exame utilizado principalmente quando existe grande risco de a mulher ter câncer da mama, especialmente quando existem alterações nos resultados da mamografia ou do ultrassom.


· Biópsia da mama

Normalmente é o último exame de diagnóstico utilizado para confirmar a presença de câncer, pois este exame é feito no laboratório com amostras retiradas diretamente das lesões da mama, permitindo observar se existem células tumorais que, quando presentes, confirmam o diagnóstico de câncer.


· Exame FISH

O exame FISH é um teste genético que pode ser feito após a biópsia, quando existe diagnóstico de câncer de mama, para ajudar o médico a escolher o tipo de tratamento mais indicado para eliminar o câncer.

30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page