©  2018  Clínica Radiológica Rio Verde

  • mailB
  • White Facebook Icon
assinatura branca pqn.png
Search
  • siteradiologicarv

CURIOSIDADES: Por que o jejum é necessário antes dos exames de ultrassonografia?


Você, com certeza, já deve ter sido orientado a ficar em jejum por algumas horas antes de fazer certos exames.


Nos pedidos de ultrassonografia abdominal também é assim. A principal razão deste jejum é para possibilitar uma avaliação adequada da vesícula biliar. Esse órgão está relacionado ao fígado e acumula bile para a digestão. Após esse período, que vai de seis a oito horas, onde o paciente pode beber apenas água, ela estará cheia e poderemos através do ultrassom avaliar suas paredes e possíveis cálculos no seu interior.


Além disso, este jejum é importante para diminuir a quantidade de gás no intestino. Este gás reflete as ondas de ultrassom e grande quantidade dele pode impedir a caracterização de alguns órgãos abdominais. Esta diminuição da peristalse (movimentação) dos gases facilita a visualização dos órgãos abdominais, melhorando a qualidade da imagem e a confiabilidade do exame.


O exame é realizado com o aparelho de ultrassom na região abdominal, com exposição da região abdominal inteira e da porção superior da pelve. O gel que é utilizado durante o exame é incolor e a base de água.


“Lembrando que para exames contrastados a finalidade do jejum, além de contribuir para diminuição dos gases peristalse, serve também para diminuição do conteúdo intestinal e do estômago e evita efeitos adversos do contraste, como náuseas e vômitos”, explica a Dr.a Edna Cristina, ressaltando que nos casos de exames contrastados o recomendado é não beber muita água antes.


QUANDO RECEBO O RESULTADO?

Aqui na Clínica Radiológica de Rio Verde o resultado completo do seu exame de ultrassonografia é entregue em até uma hora após a realização do mesmo, não sendo necessário que o paciente retorne outro dia. Pode também ser pego por meio da internet.


Gostou da informação? Conheça todos os serviços, equipamentos, equipe médica e novidades da Clínica no endereço www.radiologicarv.com.br

28 views