Mudanças hormonais são constantes nas mulheres durante a gestação. Neste período, o sistema imunológico delas pode se enfraquecer, deixando-as mais suscetíveis a gripes, resfriados, e doenças respiratórias.
Isto por si só já demonstra que as gestantes requerem atenção especial em relação à prevenção, diagnóstico e manejo do Coronavírus.
Fundamentado em um estudo publicado no The Lancet, com nove gestantes com pneumonia pelo Covid-19 admitidas no Hospital Zhongnan, na Universidade de Wuhan, de 20 de janeiro até 31 de janeiro, e baseado no texto publicado pela ISUOG (Sociedade Internacional de Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia), observa-se que, apesar das mulheres grávidas serem mais suscetíveis a complicações respiratórias da infecção viral, não há evidências atualmente que elas sejam mais sensíveis à infecção por Covid-19.
Com base nas limitadas informações disponíveis até o momento, tem-se que 47% das mulheres hospitalizadas com Covid-19 tiveram parto prematuro. Em mulheres afetadas pelo Covid-19 com gravidez em andamento, a vigilância para restrição do crescimento fetal seria razoável. As informações sobre transmissão vertical (da mãe para o feto) são limitadas, embora o teste de 15 recém-nascidos de mães com Covid-19 tenha sido negativo em todos os casos.
No estudo publicado no The Lancet (citado acima) foram obtidas amostras do leite materno de pacientes com pneumonia por Covid-19, e os resultados mostraram que estas amostras apareceram livres de SARSCOV-2.
Em resumo, os estudos publicados ainda são poucos, as amostras pequenas, mas com base nas informações atuais sabemos que as gestantes requerem atenção especial em relação à prevenção, diagnóstico e manejo da doença.
Diante de momento tão delicado para a saúde da população, a Clínica Radiológica de Rio Verde reforça a importância e necessidade do isolamento social.
Sempre lembrando que o coronavírus não se espalha sozinho. Por isso evite aglomerações e locais públicos e higienize bem as mãos.
OBS:. Em caso de dúvidas, ou queira mais informações, é só entrar em contato ou agendar uma consulta pelos fones (64) 2101-8950 ou 99208-1280.
Comments