No próximo dia 25 vamos celebrar o Natal. Uma data muito especial, um momento de união e confraternização entre as pessoas e que, mesmo em tempos tão difíceis, não se pode deixar passar em branco. Com certeza, na maioria das famílias, essa será a primeira vez em que a ocasião é experimentada à distância.
Importante então deixar claro que o afastamento social não é o mesmo que isolamento emocional. Por isso, se não puder abraçar ou beijar pessoalmente, telefone, mande mensagens ou vídeos, mas mostre sua admiração, seu respeito e carinho àquelas pessoas que você ama.
Mas, caso você deseje, e possua condições de organizar àquela tradicional ceia de Natal, a Clínica Radiológica de Rio Verde preparou algumas dicas especiais para que você, e seus familiares, possam desfrutar desses momentos inesquecíveis, mas sem correr os riscos de uma contaminação pelo coronavírus. Confira:
TAMANHO, LOCAL E DURAÇÃO DAS FESTAS
• O mais cauteloso é organizar comemorações com duração e número de pessoas reduzidos em relação a anos anteriores. Procure restringir a lista de convidados ao núcleo familiar mais próximo ou que conviveu durante os últimos meses. Sempre lembrando: um ano de tantas limitações e cuidados não pode ser desperdiçado na “saideira”.
• Escolha ambientes ao ar livre ou com boa circulação de ar.
• Deixar vários frascos com álcool gel para higienização das mãos
• Mais vulneráveis à doença, os idosos não precisam ser privados desses encontros, mas devem ser mantidos em segurança, com máscara e afastados dos demais.
• Reflita sobre a distribuição mais adequada dos participantes. Idosos ao redor da mesa e demais participantes em outros pontos pode ser uma saída. Observe sempre a distância segura entre todos.
COMPORTAMENTO DOS CONVIDADOS
• Deve-se manter o distanciamento de um metro e meio a dois metros.
• A máscara só deve ser retirada na hora de comer e beber. Nesses momentos, se o acessório ainda estiver em condições de seguir em uso depois, acondicione-o em uma embalagem limpa. Leve outras unidades para trocar (após duas horas de uso ou quando ficar úmida).
• Evitar o toque continua sendo fundamental. Beijos, abraços e apertos de mão ainda são saudações não recomendadas.
• Beber demais significa aumentar o risco de se expor a comportamentos de risco – a certo ponto da festa, alguns podem acabar retirando a máscara e desrespeitando as demais orientações de segurança.
• Falar alto, gritar, cantar: quanto mais exercício vocal for feito, maior é a capacidade de disseminar gotículas com vírus no ambiente.
Então é isso: “Boas Festas, com muito Cuidado e um Ótimo Natal para Todos”!
Комментарии