Buscar
  • siteradiologicarv

ANESTESIA PARA RESSONÂNCIA E PROCEDIMENTOS INTERVENCIONISTAS: Este é o tema da matéria de hoje!


Com o avanço da medicina diagnóstica e terapêutica, o campo de trabalho do anestesiologista alcançou novos horizontes. Hoje, além do centro cirúrgico e da sala operatória, é possível encontrar o anestesiologista também em outros locais, como em exames de ressonância magnética.


Pioneira na região a oferecer o serviço de anestesia para ressonância, a Clínica Radiológica de Rio Verde iniciou esta atividade em 2018, passando a oferecer um serviço ainda mais completo a seus pacientes.


Que tipo de paciente pode necessitar de sedação ou anestesia geral para ressonância magnética?


Conforme a Dra. Alinne Nascimento Maia, embora a ressonância magnética seja indolor, requer imobilidade do paciente durante todo o processo para evitar artefatos de movimento nas imagens. Em geral é usada em pacientes como lactentes, crianças pequenas, adultos confusos, com enfermidade mental ou intelectualmente subnormais, parkinsonismo ou ataxia. Nestes casos, é necessária a presença de um anestesiologista para ajudar a reduzir o movimento durante o exame.


Além disso, os anestesiologistas costumam cuidar de pacientes claustrofóbicos ou ansiosos e daqueles que necessitam de proteção da via aérea (pacientes inconscientes ou muito doentes), para garantir que seja realizado exame adequado, com segurança e eficiência.

“Lembrando que os pacientes devem estar acompanhados de um adulto responsável e idôneo, ou dois adultos no caso das crianças e devem possuir capacidade cognitiva adequada à compreensão das orientações pré e pós – procedimentos”, explica a Dra. Alinne.

Outro ponto importante e que deve ser ressaltado é o período de jejum necessário para a realização de anestesia em RM, que é o mesmo de qualquer procedimento em ambiente cirúrgico.


Opções anestésicas para esses pacientes:


O manejo anestésico dos pacientes varia de sedação à anestesia geral. O anestésico ideal deve permitir que o anestesiologista ajuste e mantenha concentrações estáveis do fármaco para evitar a movimentação indesejada do paciente e para proporcionar indução e recuperação rápidas.

A escolha da técnica de anestesia depende de fatores como idade, presença de comorbidades e necessidade de pausa na ventilação, como em exames de RM cardíaca. Um ambiente adjacente à sala do aparelho de RM é necessário e deve conter todos os equipamentos de anestesia, monitorização, fármacos e material de reanimação recomendados, podendo ser utilizado tanto para indução como recuperação pós-anestésica.


Ainda conforme a Dra. Alinne Nascimento Maia, “deve também haver disponível uma maca de transferência compatível com RM para transporte do paciente da sala de ressonância até a sala de indução/recuperação pós- anestésica”.


Alta:


As condições de alta do paciente serão as estabelecidas pelos seguintes parâmetros: orientação no tempo e espaço, estabilidade dos sinais vitais, ausência de náuseas e vômitos e ausência de dificuldade respiratória. O tempo de permanência mínimo na unidade de observação antes da alta deve ser individualizado.

9 visualizações

©  2018  Clínica Radiológica Rio Verde

  • mailB
  • White Facebook Icon
assinatura branca pqn.png