Buscar
  • siteradiologicarv

AINDA SOBRE O NOVEMBRO AZUL: Você sabe o que é o USG da Próstata?


Finalizando o mês dedicado a prevenção do câncer de próstata, preparamos uma matéria especial para falar sobre USG da Próstata, que é um exame ultrassonográfico usado para detectar as doenças e as alterações prostáticas junto com o toque retal e outros exames laboratoriais.


Quando é indicado?

Para homens com histórico de câncer de próstata o indicado é que comecem a realizar o PSA e o toque retal anualmente a partir dos 45 anos. Homens sem histórico familiar podem iniciar a prevenção aos 50, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Caso o exame PSA (exame de sangue) e o toque retal indiquem suspeita de câncer ou outra doença, o ultrassom da próstata é o próximo passo para encontrar um diagnóstico.


Como funciona o exame?

Existem duas formas de fazer o ultrassom da próstata: por via abdominal e o ultrassom transretal:


Ultrassom da próstata via abdominal:

O ultrassom via abdominal é indicado para casos em que não há necessidade (ainda) de realizar uma biópsia da próstata. Ele vai mostrar apenas as alterações visíveis no tamanho e no aspecto da glândula, confirmando ou não as impressões pelo toque retal.


É um ultrassom abdominal comum, sem riscos para a saúde, não emite radiação e não causa dor. O único preparo necessário é estar com a bexiga bem cheia, para facilitar a visualização da próstata durante o exame, que dura em média 20 minutos. Não há nenhuma indicação ou cuidado pós-exame.


Através dessa ultrassonografia, o médico poderá decidir se vai solicitar uma biópsia ou alguma outra conduta e tratamento da próstata do paciente.


Ultrassom transretal da próstata:

Já o ultrassom transretal é indicado quando é preciso visualizar mais de perto ou realizar biópsia de lesão identificada em outros exames.


Nele, uma pequena sonda lubrificada é inserida no reto do paciente, captando imagens próximas da próstata. O procedimento é feito sem anestesia, pois não causa dor, podendo causar apenas um leve incômodo. Também não é necessário internação para fazer a ultrassonografia transretal.


Além de dar uma visão bem clara do aspecto da próstata, o ultrassom transretal também é usado em biópsias, como um auxiliar. A sonda ajuda a guiar a agulha da biópsia, garantindo que o material será retirado do local correto. Em geral, quando o médico solicita a ultrassonografia, já pede também a biópsia para aproveitar o exame.


Para esse exame é necessária uma preparação específica, que consiste no uso de laxantes ou enema (lavagem intestinal) na véspera para esvaziar o intestino e ingestão de até 1 litro de água no período de 1 hora antes do exame.


Importante destacar que a Clínica Radiológica de Rio Verde realiza o ultrassom da próstata. Se você já tem mais de 50 anos, não deixe de visitar seu urologista e fazer os exames preventivos que ele indicar. E, se precisar realizar o ultrassom da próstata, conte com nossos serviços.


É só entrar em contato pelos fones: (64) 99208 1280 – ou (64) - 2101 8950.3.7 / 5 ( 7 votes )

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo