top of page
Buscar
  • Foto do escritorsiteradiologicarv

AGOSTO DOURADO: Conheça benefícios do aleitamento materno para a saúde das crianças e mamães


Lançada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em 2017, a campanha Agosto Dourado foi criada para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade. Assim, as ações de saúde neste mês se voltam para a importância desse alimento para o desenvolvimento sadio de bebês e crianças, reduzindo os níveis de mortalidade infantil.


A cor amarela da campanha é uma referência ao "padrão ouro de qualidade" do alimento. Isso porque o leite materno é um alimento completo, sendo que o colostro, aquele leite dos primeiros dias após o parto, é considerado a primeira ‘vacina’ do bebê.


Conforme destaca a SBP, dentre as principais vantagens da amamentação materna está o fato de que a criança amamentada ao seio estará protegida contra alergias e infecções, fortalecendo-se com os anticorpos da mãe e evitando problemas como diarreias, pneumonias, otites e meningites. Além disso, a amamentação favorece o desenvolvimento dos ossos e fortalece os músculos da face, facilitando o desenvolvimento da fala, regulando a respiração e prevenindo problemas na dentição.


Vantagens que se estendem também para as mamães. Além de ver seu filho se desenvolver de forma plena e saudável, a mãe que amamenta volta mais rapidamente ao seu peso normal e têm reduzidas as chances de desenvolver diabetes e infarto cardíaco. Estudos apontam ainda que a amamentação ajuda a reduzir a hemorragia após o parto e previne o câncer de mama e de ovário.


E o que é melhor, a mãe, ao oferecer o seio ao filho, transmite-lhe segurança, prazer e conforto. Além disso, melhora sua autoestima, ao saber que seu bebê está saudável porque está recebendo o alimento ideal: o SEU LEITE.


Gostou da informação? Saiba mais sobre nossos serviços e equipe acessando https://www.radiologicarv.com

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page